02 março, 2010

Republicano

  Custódio Maldonado Freitas


     

         "Custódio Maldonado Freitas, nasceu em Atalaia da Barquinha, em 1886 e faleceu em 15 de Abril de 1964.
       Frequentou a Escola de Farmácia do Porto. Veio para Caldas da Rainha aí por altura de 1905 e quando é proclamada a República, em 1910, já Custódio Maldonado Freitas tem aqui instalado a sua farmácia.
         Adepto militante fervoroso das ideias republicanas, é também membro maçónico, da qual se manterá até á sua morte, assim como adepto indefectível da carbonária. Ainda no período monárquico é preso durante setenta dias. Nada, porém, o desvia nem faz abafar as suas convicções republicanas, pelo que vem a ter acção destacada na proclamação da República nas Caldas da Rainha.
  
           Em 1911 fez parte duma comissão para a aprovação da Lei da separação da Igreja do Estado, a qual se irá reunir na residência de Francisco de Almeida Grandela, na Foz do Arelho. Estiveram nessa reunião, entre outros, Dr.Afonso Costa, Ferreira do Amaral, Sebastião de Lima e o deputado Afonso Ferreira. A partir daqui inicia o seu percurso de vida pública na Câmara Municipal das Caldas da Rainha pelo partido democrático do Dr. Afonso Costa, como administrador do Conselho e Presidente da Comissão Administrativa do Hospital Rainha D.Leonor.

          Em 1915,aquando da ditadura de Pimenta de Castro, rebenta uma revolução(14 de Maio) e a República é novamente reclamada. Uma junta revolucionária liderada por João Chagas entrega a presidência a Teófilo Braga, que substitui neste lugar Manuel Arriaga.

          Custódio Maldonado Freitas por essa altura(1915), à frente de duas dezenas de marinheiros que haviam estado na Rotunda das Caldas, conquistando-a e devolve-a ao republicanismo."



                                                       
                                 in,  Caldas da Rainha, Vista em Cem Biografias

Sem comentários:

Enviar um comentário